Vereador Claudinei destaca operação que encaminhou moradores de rua para o abrigo municipal

Operação envolveu a Polícia Militar, Força Tática, Corpo de Bombeiros e as Secretarias de Assistência Social e Saúde

O vereador Claudinei de Souza Jesus (MDB) considera importante a operação realizada na manhã desta quarta-feira (10) na Praça Cívica, região central de Alta Floresta, para a retirada dos moradores de rua que haviam ocupado o local como moradia.

A operação havia sido definida na segunda-feira (8), durante uma reunião com o Tenente Coronel Victor Prado, comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, e contou com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Força Tática.

Os moradores de rua foram cadastrados pelo CREAS e encaminhados ao Lar Santa Isabel, que serve como abrigo municipal. Antes, porém, todos foram submetidos ao teste rápido para Covid-19. Os exames apresentaram resultado negativo para a doença.

Conforme o vereador Claudinei, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania ofereceu para aqueles moradores que não quiseram ir para o abrigo municipal a passagem para retornarem à sua cidade de origem, e aos dependentes químicos a opção de iniciar um tratamento.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Mariney Viana de Araújo Munhoz, explicou que as ações em praças e parques serão frequentes para evitar que os moradores de rua permaneçam nos locais.

Vereador Claudinei destaca a forma com que foi conduzida a operação principalmente por oferecer condições para que cada morador de rua possa continuar levando a vida com dignidade em local adequado, como o abrigo, ou próximo da família retornando para a cidade de origem.