Vereador Dida Pires defende ações urgentes para infraestrutura, saúde e abastecimento em sessão ordinária
Lindomar Leal
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal
Durante a sessão ordinária da última segunda-feira (1º), o vice-presidente da Câmara Municipal de Alta Floresta, vereador Dida Pires, que presidiu os trabalhos legislativos na ausência do presidente Francisco Ailton dos Santos — em viagem oficial a Cuiabá —, destacou temas de grande relevância para o município. Entre os principais assuntos abordados estiveram a duplicação da rodovia MT-208, a crise na saúde pública e a reunião com a empresa responsável pelo abastecimento de água da cidade.
Dida Pires voltou a cobrar providências para a duplicação do trecho urbano da rodovia MT-208, um dos principais acessos à cidade e frequentemente palco de acidentes graves.
“A Câmara está expedindo documentos para que o Governo do Estado e a SINFRA/MT (Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso) atuem nessa questão. Buscamos apoio para a realização de estudos e a possível implantação de uma duplicação na via. É urgente fazer algo que resolva ou, ao menos, amenize a situação de acidentes constantes e fatais naquele local”, declarou.
O vereador reforçou que a duplicação é uma demanda antiga da população e que a Câmara está unida para pressionar os órgãos competentes.
Outro ponto de destaque no pronunciamento de Dida Pires foi a situação da saúde pública municipal. Ele explicou que a reunião anteriormente agendada com o secretário municipal de Saúde não pôde ser realizada devido a conflitos de agenda, mas reforçou a urgência do encontro.
“O secretário havia se colocado à disposição na quarta-feira, mas, devido a viagens e outros compromissos de alguns vereadores, não foi possível realizá-la. Nesta semana, ele está em agenda na capital e só poderá atender na próxima semana. Por isso, peço à vereadora Elisa Gomes que agende essa reunião o quanto antes, juntamente com o prefeito municipal, Chico Gamba”, afirmou.
Segundo o vereador, a população tem buscado intensamente os parlamentares em busca de exames e consultas especializadas. Ele foi enfático ao cobrar uma postura mais firme do Executivo.
“A situação da saúde no município está bastante complicada, e é necessário que o prefeito tome uma decisão firme sobre isso.”
Encerrando sua fala, Dida Pires informou que será realizada nesta sexta-feira, 5 de setembro, às 9h, uma reunião com representantes da empresa Águas de Alta Floresta, concessionária responsável pelo abastecimento de água no município.
“Contamos com a presença de todos os vereadores, já que a Câmara Municipal e toda a sociedade estão preocupadas com o abastecimento de água em nosso município”, disse.
O vereador relembrou que no ano passado foi realizada uma audiência pública com a participação da promotora Dra. Fernanda e defendeu que o diálogo com a empresa deve ser contínuo e produtivo.
“Precisamos, novamente, ouvir a empresa e, posteriormente, discutir a situação com o Ministério Público, já que a empresa detém a concessão até 2032. Todo ano enfrentamos dificuldades com essa questão, o que torna ainda mais necessário esse diálogo.”