Vereador Manoel Feliciano reprova condições de espaço destinado para o Centro de Distribuição da Alimentação Escolar

Foto por: Lindomar Leal / Assessoria de Imprensa CMAF

Membro do Conselho Municipal de Educação de Alta Floresta, o vereador Manoel Feliciano Pereira acompanhou na quarta-feira, 13 de março, a Câmara de Alimentação Escolar (CAE) durante visita na antiga Escola Jardim das Flores para verificar as condições estruturais do local.

De acordo com o vereador, a Secretaria Municipal de Educação planeja implantar no local um Centro de Distribuição Escolar na antiga escola.

“Não concordamos com a situação pelo fato de o teto da sala destinada para o Centro de Distribuição de Alimentos ser muito baixo”, disse o vereador ao ressaltar que para receber alimentos o local precisa ser adequado para evitar o risco de contaminação.

Segundo o vereador, os membros da Câmara de Alimentação Escolar não concordaram com a situação encontrada e ainda se depararam com outra sala aberta servindo de depósito para os materiais em desuso.

“A gente não estava em acordo, mas aí vimos uma sala aberta e descobrimos que aqueles utensílios em desuso nas escolas estão sendo levado para lá, são geladeira velha, freezer velho, ar-condicionado velho. Então, existe o risco de contaminação dos alimentos, porque a sala é imprópria. Imagina de um lado uma sala com alimentação e do outro lado as outras salas cheias de utensílios em desuso, o risco é quase que inevitável”, pontuou o Vereador.

Fila de espera

Manoel Feliciano ressaltou que o prédio poderia ser utilizado para atender as crianças que estão na fila de espera na rede municipal de ensino.

“Há 15 dias tínhamos 215 crianças na fila de espera. Então, quero chamar a atenção, inclusive do Ministério Público, dos pais, no qual tem essas crianças fora da sala de aula, para que juntos possamos tomar providências. Não é justo termos 215 crianças fora de sala de aula enquanto temos uma escola desativada, com capacidade para comportar essas 215 crianças”, criticou.

Segundo o vereador, até novembro de 2023 o município de Alta Floresta tinha mais de 600 alunos na fila de espera. Ele explica que para 2024, com o fim do sistema integral a rede municipal de ensino passou a atender somente no regime parcial, mas não zerou a fila de espera.

Reforma na 19 de maio

O vereador Manoel Feliciano também demonstrou preocupação com a reforma na Escola Estadual 19 de Maio. Segundo ele, a unidade de ensino é de responsabilidade do Governo do Estado, mas atende alunos da rede municipal e com as obras de melhorias que serão executadas nos próximos dias esses alunos terão que ser atendidos em outro local.

“Nessa reforma o estado simplesmente vai dizer para o município: arruma um lugar, e para onde vão essas crianças. Então, acredito que este parlamento possa lutar para que isso não aconteça”, sugeriu.