Vereador Naldo da Pista protocola ofícios reivindicando que a METAMAT retome a perfuração de poços nas comunidades rurais

LINDOMAR LEAEL

O vereador Naldo da Pista (Republicanos) protocolou em setembro três ofícios junto ao presidente da Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT) reivindicando o retorno da equipe para a perfuração de poços artesianos nas Comunidades Rio Verde, São Mateus, Santa Lucia, São João na Vila Rural, Pista do Cabeça e Ourolanda. Naldo também solicitou informações sobre a licitação para a compra de encanamentos e caixas de água para os poços que já foram perfurados em algumas comunidades rurais.

O Vereador explicou que na primeira etapa, no primeiro semestre deste ano, a METAMAT perfurou poços na Pista do Cabeça e na Comunidade Ourolanda, mas, no entanto, os dois poços mantiveram o nível de água por apenas três meses. Neste período outra equipe foi enviada para instalar a bomba e identificou a existência de lama.

Já o poço perfurado na Comunidade São Mateus, no Assentamento Jacamim, mesmo com 100 metros de profundidade, apresentou pouco volume de água sendo possível retirar em média 600 litros por hora. Mesma condição do poço perfurado na Comunidade Rio Verde.

“Fomos reivindicar que seja perfurado outros poços nestes locais e fomos informados que já tem licitação para ser perfurado os poços nas Comunidades São Mateus e Ourolanda, com caixas d'água, segundo o presidente Juliana Jorge”, disse o vereador.

Conforme o parlamentar, a METAMAT deverá atender até o fim do ano as outras demandas perfurando novos poços nas Comunidades Rio Verde, Santa Luzia, Pista do Cabeça e na Vila Rural.

Naldo disse ainda que a dificuldade maior é encontrar uma boa veia de água. Como exemplo ele citou a Escola Estadual Rodrigues Alves, localizada na Comunidade São Mateus, para ressaltar que o poço artesiano de 100 metros secou.

“Estão pegando água de uma grota. Uma água que não é pura, não é potável, mas é a única disponível para atender a escola. Então, este poço que será perfurado é para atender toda a região no entorno da escola, inclusive as residências, igreja, lanchonete, posto saúde. Já o poço que será perfurado na Pista do Cabeça vai atender a comunidade em geral assim como o da Ourolanda”, informou.

Naldo da Pista disse também que a METAMAT deverá anunciar em reunião com os garimpeiros que será realizada na região da Pista do Cabeça a decisão sobre o uso de uma área de garimpo naquela região.

“O presidente Juliano Jorge informou que já tem uma decisão e foi liberado. Então, ele deve dar esta notícia pessoalmente com mais detalhes”, ressaltou.

“É só agradecimento ao presidente Juliano e a toda a equipe dele, nos atenderam bem, supereducados”, disse.

Juliano Jorge confirmou o envio de uma equipe para a perfuração de novos poços em algumas comunidades.

“Em breve vamos fazer o poço na Comunidade Ourolanda, na Comunidade São Mateus nesta primeira etapa, serão poços completos, com bomba, reservatório de aço de vinte litros e acabando essa etapa a gente vai aderir uma outra ata ou fazer uma licitação rápida para continuar trabalhando em Alta Floresta, que tem várias demandas não só na Pista do Cabeça, mas em várias outras comunidades. Então, fica aqui o nosso comprometimento”, afirmou o presidente da METAMAT.