Vereador Tuti destaca realização da primeira etapa do Mutirão de Limpeza do Rio Teles Pires

A primeira etapa do mutirão de limpeza do rio Teles Pires realizada na semana passada recebeu uma avaliação positiva do vereador Oslen Dias dos Santos (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Alta Floresta. “Aonde a gente fez o recolhimento diminuiu bastante o lixo”, comentou o presidente.

Nesta primeira etapa as equipes de voluntários percorreram aproximadamente 40 quilômetros entre a flutuante do Bisteca, no Porto de Areia, até a balsa da Quarta Oeste e da flutuante do Bisteca até a Balsa da Quarta Leste.

A segunda etapa começa nesta terça-feira (26). O percurso percorrido pelas embarcações de voluntários será da balsa da Quarta Oeste até a balsa do cajueiro e até no alagado da Usina. “Vamos sair ne madrugada de terça-feira da flutuante do Bisteca”, explicou o vereador Tuti ao informar o ponto de encontro das equipes.

A terceira etapa deve acontecer ainda esta semana e será feita no trecho entre a ponte do Rio Teles Pires, na divisa dos municípios de Carlinda e Nova Canaã do Norte, em direção ao Porto de Areia, em Alta Floresta.

Dezenas de voluntários estão envolvidos na 10º Mutirão de Limpeza do rio Teles Pires. As equipes deverão percorrer mais de 200 quilômetros entre os municípios de Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta. Em 2019 as equipes percorreram aproximadamente 250 quilômetros e recolheram cerca de 40 toneladas de lixo. No entanto, este ano o vereador Tuti acredita que será recolhido menos lixo. “A esperança é que tenha bem menos lixo”, disse o Presidente da Câmara Municipal ao avaliar a quantidade de lixo recolhido na primeira etapa.

 

Evento tradicional 

O Mutirão de Limpeza do Rio Teles Pires é considerado evento de caráter tradicional, ambiental, cultural e popular do calendário oficial de datas e eventos do município, conforme a Lei Municipal 2.533/2019. O objetivo é garantir a preservação do maior rio da região.

LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal