Vereadora Ilmarli homenageia a memória da Professora Mana com denominação da Rua A15 no Jardim Europa

Os vereadores de Alta Floresta aprovaram por unanimidade na sessão ordinária do dia 23 de maio, terça-feira, a Emenda 013/2023 de iniciativa da vereadora Francisca Ilmarli Teixeira (PT) que deu nova denominação a quatro ruas do Residencial Jardim Europa.

A emenda modificou artigos do Projeto de Lei 026/2023 para dar nova denominação a quatro ruas do Jardim Europa. O PL é autoria dos vereadores Darli Luciano da Silva (Podemos), Oslen Dias dos Santos – Tuti (PSDB), Francisco Ailton dos Santos (Republicanos), Bernardo Patrício dos Santos (MDB) e deu nova denominação às vias públicas do Jardim Europa e do Jardim Ipiranga.

Com a aprovação da emenda apresentada pela vereadora Ilmarli Teixeira, a Rua – A15 passa a denominar-se “Rua Professora Mana”, em referência do nome da professora Maria Aparecida Pereira.

Ilmarli explicou que a alteração é a forma de render homenagem e reverenciar à memória Maria Aparecida Pereira, que foi cidadão prestantes, membro de famílias que também acreditou no projeto de Alta Floresta e que tem ajudado a alavancar o seu desenvolvimento, progresso e crescimento econômico através dos tempos.

MARIA APARECIDA PEREIRA — *01/09/1949 +16/03/2014.

Nascida em Matão/SP, em 01 de setembro de 1949, Maria Aparecida Pereira, é uma dos 10 filhos de João Pereira e Elvira Erminia Mantovani Pereira.

A Professora Mana, como era conhecida por todos, e, como adorava que fosse chamada, não era casada, ou melhor, era casada com a profissão e seus 07 animais de estimação, oriunda de Arapongas/PR, graduou-se em Licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Arapongas/PR, no ano de 1980.

Mana era uma artista, tendo em vista que deixou vários trabalhos em telas que presenteava a família e os amigos mais próximos, além de ser apaixonada pela família e por viver. Aproveitou sua vida em sua integralidade, uma amiga fiel e uma profissional dedicada.

Chegou em Alta Floresta/MT no dia 05 de fevereiro de 1982 juntamente com sua irmã Daisi Teresa Pereira e seus amigos Fátima Aparecida Borghi e Fausto Laureano Fouto, todos professores e Araponguenses, formados na mesma instituição de ensino, vieram para suprir as necessidades do Ensino Médico que iniciava suas primeiras turmas neste município.

Lembrando que era um momento crucial de crescimento para Alta Floresta, visto que, como era o início da colonização da cidade, muitas famílias retornaram para as suas cidades por não ter ensino médio por aqui e seus filhos não poderem prosseguir com os estudos, logo, toda a turma de professores (Daisi, Mana, Fausto e Fátima, dentre outros) chegaram em momento oportuno.

No dia 15/02/1982 começou a ministrar aulas interinamente na Escola Estadual de 1º e 2º Grau Vitória Furlani da Riva, logo após, já efetiva no Concurso da SEDUC, permaneceu exercendo suas atividades nesta Escola, e, lá se aposentou, no ano de 2007.

Mana, mesmo após a sua aposentadoria em meados de 2007, não conseguiu ficar longe da Escola, iniciando então, seu trabalho no Furlani como Bibliotecária e lá ficou até o ano de 2010.

Foi então que, após longos anos de exercício de sua profissão, deu asas à seus trabalhos de pintura, vivendo de forma plena e feliz até o seu breve Adeus.

Importante ressaltar que quando, de fato se aposentou, no ano de 2010, foi questionada por sua mãe Elvira e seus irmãos sobre retornar ao Paraná, precisamente Arapongas, foi então que, Mana respondeu: a minha família está aqui (minha irmã Daisi, meu cunhado Altair e meus sobrinhos Ana Carolina e César Augusto (meus filhos do coração – palavras dela) e, meus amigos, AQUI É O MEU LUGAR.

Sua passagem por este Mundo foi leve e ao mesmo tempo impactante para àqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la, afinal, Mana era sinônimo de AMOR e ACOLHIMENTO.

O Projeto de Lei com as alterações promovidas pelas emendas aprovadas foi encaminhado para sansão do prefeito Valdemar Gamba e passará a vigorar após publicação oficial.

Após a sansão será responsabilidade do Poder Executivo a instalação de placas logradouro, em pontos apropriados, com a respectiva nomenclatura da rua e a comunicação oficial da referida denominação aos órgãos dos Correios, concessionárias de energia, água, telefonia, internet e outros necessários.