Vereadora Ilmarli homenageia doutora Célia Lopes com Moção de Congratulações

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

A Câmara Municipal de Vereadores de Alta Floresta aprovou na sessão ordinária de terça-feira (15/03) a Moção de Congratulações nº 011/2022 de autoria da vereadora Ilmarli Teixeira (PT) em homenagem pelos relevantes serviços prestados e extrema dedicação e empenho da professora doutora Célia Regina Araújo Soares Lopes, com seus trabalhos.

Ilmarli destacou a trajetória da sua homenageada desde a formação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela UFMT em 1992, o mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade em 1997 pela UFMT, o doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela UFV em 2006, a função de professora adjunta nível VIII da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Concursada na área de Botânica na UNEMAT de Alta Floresta desde março de 1998, doutora Célia também realizou trabalhos em prol da população altaflorestense desde 1998, tendo participado da formação de 48 turmas de biólogos, pelo menos 10 turmas de agrônomos e 10 de engenheiros florestais.

A vereadora Ilmarli destacou ainda o período que sua homenageada coordenou o Parque Zoobotânico Leopoldo Linhares Fernandes de 1999 a 2000, a participação no projeto de criação do Parque Estadual do Cristalino, nos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e de Turismo e do Conselho do Parque Cristalino, inclusive da fundação.

Doutora Célia foi membro e presidente eleita do Conselho da Cidade de Alta Floresta (Concidade) na gestão da prefeita Maria Isaura e do prefeito Asiel Bezerra, permanecendo até 2016.

Doutora Célia fundou o Herbário da Amazônia Meridional em 2007, hoje com mais de 26 mil amostras registradas e 49 delas de novas espécies descobertas pela ciência, na última década, sendo coautora de 4 dessas espécies.

A Moção de Congratulações enaltece também a participação da doutora Célia no grupo de docentes que criou os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da Unemat Alta Floresta, coordenou de 2020 a 2021 o projeto de extensão de mapeamento e monitoramento da COVID-19 e Dengue em MT, e atualmente coordena o projeto de pesquisa para o estudo da flora do Parque Nacional do Juruena em parceria com ICMBIO, e é a primeira botânica brasileira laureada em 2020/21 com a bolsa IAPT Grants (International Association Plant Taxonomy, organização internacional de apoio a pesquisa taxonômica.

Célia Regina também publicou até o momento 54 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais, 6 capítulos de livros. Orientou 38 monografias de graduação da Biologia, 2 especializações e coorientou 3 mestrados. Atualmente coorienta um mestrado, 7 monografias de graduação, 4 iniciações científica.

"Ser profissional da educação do ensino superior requer dedicação, estudos, formação, capacidade técnica e científica de contribuir com o progresso da saúde pública de Alta Floresta. O nosso reconhecimento à doutora Célia. Sou grata por essa oportunidade de dar essa homenagem através do reconhecimento dessa legislatura e dessa Casa", enalteceu a vereadora Ilmarli.