Vereadora Ilmarli homenageia José Zeferino da Paz pelos 103 anos de vida

Foto por: Lindomar Leal / Assessoria de Imprensa

A vereador Ilmarli Teixeira entregou na noite de terça-feira (04.10) a Moção de Congratulações para o senhor José Zeferino da Paz em homenagem à passagem do seu centésimo terceiro aniversário comemorado no dia 2 de setembro. A moção foi aprovada pelo Soberano Plenário na Sessão Ordinária e recebeu a subscrição de todos os vereadores.

José Zeferino da Paz, nasceu no ano de 1919 no distrito de Quebrangulo, na comarca de Palmeira dos Índios, estado de Alagoas. De família humilde, ainda adolescente perdeu seu pai, e como tantos outros meninos do seu tempo teve que assumir responsabilidades de adulto, ajudando sua mãe a cuidar dos irmãos menores.

Começou a trabalhar nos canaviais e nos engenhos da região, depois se adaptou nas fazendas de gado e tornou um bom vaqueiro “a tanger o gado” (como se diz o nordestino) nas caatingas do alto sertão alagoano.

Casou-se com Ilza Gonzaga em 1948 e se deslocaram do Nordeste para o estado de São Paulo em busca do novo e do desconhecido, se adaptaram as novas lutas laborais e formou sua família e tiveram três filhos: Raimundo, Maria Laura e Severino.

No ano de 1965 mudou-se para o estado de Mato Grosso na histórica cidade de São Luiz de Cáceres, na região ajudou a criar cidades (neste período adoeceu e quase perdeu sua vida para uma doença chamada de “fogo selvagem” - pênfigo).

Há exatos 32 anos, a convite de seu genro José Ferreira Carvalho, veio para a famosa e promissora Alta Floresta onde dois de seus filhos já moravam (Maria Laura e Severino).

A vida lhe deu mais uma filha de sangue (Elisangela) e dois filhos adotivos (Maria de Lourdes e Ronaldo), 18 netos e 19 bisnetos.

Em 2004 perdeu seu filho Severino (vítima de acidente automobilístico). Em 2011 faleceu sua esposa Iza Gonzaga da Paz e a partir daí passou a morar com sua filha Maria Laura e seu genro José Carvalho.

Seu Zé, sempre foi firme em suas convicções e ao longo da vida cultivou grandes e boas amizades. Hoje do alto de sua centenária idade, vivendo com algumas dificuldades e limitações físicas, ele recomenda aos filhos, netos, bisnetos e aos que estão próximos -, o segredo da longevidade: cuidar da saúde e fortalecer a parte espiritual através da oração.

“Felicitamos pela passagem desta data tão especial, desejamos que a vida lhe continue sorrindo e presenteando o Senhor com as melhores graças, com muita saúde e que possa celebrar a vida hoje e sempre”, desejou a vereadora Ilmarli.