Vereadora Ilmarli homenageia professor Delmonte Roboredo com Moção de Congratulações

Fotos por: Lindomar Leal / Assessoria de Imprensa

A vereadora Ilmarli Teixeira homenageou na Sessão Ordinária de terça-feira (20.09), com a Moção de Congratulações, o professor doutor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Delmonte Roboredo pelos relevantes serviços prestados e extrema dedicação e empenho com que realizou seus trabalhos em nosso município.

Natural de Rio Bonito, município do Estado do Rio de Janeiro, Delmonte Roboredo chegou ao Mato Grosso no final de 1973 para trabalhar como Técnico Agrícola do INCRA no Posto de Triagem aberto no trevo da BR 163, com acesso a Diamantino (antigo Posto do Gil) onde trabalhou até início de 1975, quando ingressou no curso de Agronomia na Universidade Federal de Cuiabá, concluindo-o em julho de 1979. No mesmo ano ingressou na EMATER (hoje EMPAER), sendo alocado para trabalhar no Escritório Local em janeiro de 1980, onde trabalhou até 1988, como supervisor Local.

Em 1989 assumiu a função de Secretário Municipal de Agricultura do município de Alta Floresta na gestão do então prefeito Elói Luiz de Almeida (1989 – 1990). Já no período de 1991 a 1994 trabalhou no INTERMAT (Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso), como Assessor da Presidência e como Diretor Administrativo no Governo de Jayme Campos. Foi assessorar do Senador Jonas Pinheiro (in memoriam) e no ano de 1997 assumiu a Secretaria Municipal de Agricultura na gestão do então prefeito Vicente da Riva.

Roboredo foi eleito e exerceu a função de vereador na legislatura 2001 a 2004, sendo primeiro-secretário na mesa diretora no primeiro biênio. Em agosto de 2002 ingressou na Unemat de Alta Floresta como professor interino (contratado), se efetivando em 2006 através de concurso público onde se encontra trabalhando até os dias atuais.

Doutor em Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Delmonte Roboredo é professor no curso de Agronomia da Unemat de Alta Floresta.

Ilmarli destacou a atuação do seu homenageado frisando que desde quando chegou a Alta Floresta, Delmonte Roboredo teve como foco de ação o trabalho “para” e “com” os agricultores familiares, na perspectiva de contribuir para o fortalecimento. Seu último trabalho em prol dessa categoria social foi coordenar o projeto de pesquisa, financiado pela Fapemat (Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso), que foi conduzido por professores e acadêmicos visando identificar os gargalos que impediam que o município alcançasse o mínimo de 30%, definido pela Lei 11.947/2009, para a compra da merenda escolar diretamente da agricultura familiar.