Vereadora Ilmarli Teixeira alerta para perda de recurso financeiro provocado pelo resultado do Censo Demográfico

Foto por: Lindomar Leal / Assessoria de Imprensa

Censo Demográfico 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está em fazer de apuração, no entanto, o prazo para a visita nas residências que não responderam ao questionário no município de Alta Floresta foi prorrogado e encerra no próximo dia 20 de abril.

Este assunto foi pauta do pronunciamento da vereadora Ilmarli Teixeira (PT) na sessão ordinária de terça-feira (11). De acordo com a vereadora Ilmarli, um levantamento realizado há 15 dias apontou que em Alta Floresta 1000 famílias não responderam aos questionários.

"Significa um impacto financeiro significativo nas receitas do município quando se trata de FPM (Fundo de Participação dos Municípios), são recursos que o município não irá receber", alertou a Vereadora.

A vereadora Ilmarli disse também que o levantamento mostrou outro dado preocupante onde 430 domicílios recusaram participar do censo e não responderam os questionários.

"O que será feito, cadê o Ministério Público? Nós precisamos trabalhar para que as providências sejam tomadas", cobrou.

A Vereadora ressaltou ainda que o município de Alta Floresta está sendo penalizado por atender um número de pessoas que não está parametrizado no Censo Demográfico do IBGE.

"Hoje, Alta Floresta atende mais de 10 mil pessoas onde a sua capacidade financeira não está registrada no Censo Demográfico. A penalização do município é significativa", ressaltou a vereadora Ilmarli.