Vereadora Ilmarli Teixeira destaca importância do trabalho da pesquisadora Fernanda Abra premiada com o Óscar da Natureza

Lindomar Leal

Em um cenário onde a preservação do meio ambiente tem sido pauta crucial, a vereadora Ilmarli Teixeira, representante da Câmara de Vereadores, vem se destacando pelo incansável apoio às causas voltadas para a conservação da fauna e da flora local. Integrando o Grupo Fauna, a parlamentar tem sido uma voz ativa na defesa dos ecossistemas, acompanhando, incentivando e apoiando projetos que visam a proteção e o respeito ao meio ambiente.

“Neste contexto, é com orgulho que parabenizamos a doutora Fernanda Abra pelo merecido reconhecimento com o Prêmio Whitley 2024. Seu trabalho incansável na pesquisa e conservação da biodiversidade tem sido fundamental para a promoção da sustentabilidade e preservação dos ecossistemas. Fernanda Abra não apenas se destaca pela excelência de suas pesquisas, mas também pelo exemplo inspirador que representa como mulher pesquisadora, desafiando estereótipos e contribuindo significativamente para o avanço científico e ambiental”, ressaltou a vereadora.

Ilmarli Teixeira ressalta a importância do trabalho desenvolvido pela doutora Fernanda Abra, enfatizando não apenas a relevância de suas contribuições para a ciência, mas também para a representatividade feminina no campo da pesquisa ambiental. “Em um contexto onde as mulheres ainda enfrentam desafios e barreiras, é fundamental reconhecer e valorizar o papel de figuras como Fernanda Abra, que inspiram e abrem caminho para futuras gerações de cientistas e ativistas ambientais”, destaca.

Nesta quarta-feira, 1º de maio, a pesquisadora do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e pós-doutoranda pelo Zoológico Nacional e Instituto de Biologia de Conservação do Smithsonian, Fernanda Abra, que também é pós-doutoranda pelo Zoológico Nacional e Instituto de Biologia de Conservação do Smithsonian, esteve em Londres, na Inglaterra, para receber o prêmio Whitley 2024 da instituição de caridade britânica Whitley Fund for Nature (WFN). A premiação foi apresentada e entregue pela Princesa Real Anne, Patrona da Caridade, e é considerada o Oscar da Conservação da Natureza. Esse reconhecimento vem pelo trabalho pioneiro na idealização e produção de pontes de dossel de baixo custo para passagem de fauna, sobre a rodovia BR-174, na Amazônia.

Com o prêmio, Fernanda Abra planeja escalonar as pontes de dossel, visando proteger os mamíferos arborícolas dos impactos em diversas outras rodovias da Amazônia. As pontes consistem em cabos de aço, cordas e redes de nylon e são ancoradas por postes de concreto. Cada uma é monitorada com duas armadilhas fotográficas, registrando o número de animais se aproximando, atravessando ou evitando as pontes.

O custo dos materiais utilizados neste projeto foi em média 1,5 mil libras esterlinas por ponte, aproximadamente R$ 9,5 mil. Com o financiamento do Prêmio Whitley, o planejamento é aumentar a conectividade do habitat para espécies arbóreas e reduzir a mortalidade por atropelamento na BR-174, além de expandir o projeto para a cidade de Alta Floresta onde esteve no ano de 2023 e pode conhecer as oito espécies de primatas que podem ser encontradas em Alta Floresta, das quais cinco estão em perigo especificamente devido à perda de habitat natural, fragmentação e colisões em viários: Zogue-zogue-de-Alta-Floresta, Macaco-aranha-preto, Mico-de-Schneider, Bugio-ruivo-de-Spix e Bugio-ruivo-do-Purus.