Vereadora Ilmarli Teixeira homenageia campeãs da 1ª Copa Batom de Futsal Feminino

Foto por: Lindomar Leal / Assessoria de Imprensa

A aprovação da Moção de Congratulações 36/2023 de iniciativa da vereadora Ilmarli Teixeira (PT) marcou o reconhecimento da Câmara Municipal e a homenagem ao time União Futsal Feminino, vencedor da 1ª Copa Batom de Futsal Feminino de Alta Floresta. A moção também reconheceu o esforço, dedicação e brilhante desempenho das atletas na competição.

A 1ª Copa Batom de Futsal Feminino foi realizada nos dias 21 e 22 de março de 2023 e teve como idealizadoras as vereadoras Ilmarli Teixeira e Leonice Klaus que contou com a parceria da Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Alta Floresta por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (SEMEL).

A equipe União Futsal Feminino surgiu com esse nome no ano de 2022, mas a maioria das atletas que compõe a base da equipe já jogam juntas há alguns anos, algumas desde 2013 outras recém chegadas, mas todas unidas pela mesma paixão que é o Futsal.

Como forma de reconhecer a conquista, a vereadora Ilmarli Teixeira homenageou Ana Vera Dreier Saroa de Planalto (PR), Camila Torcati Lopes de Carlinda, Gisele Aparecida Dias Andrade de Alta Floresta, Kelen Uana de Sousa de Carlinda, Ketlyn Lourenço Vieira de Alta Floresta, Patrícia Vieira Diniz de Carlinda, Poliana da Silva Lemos de Carlinda, Regina de Matos Hresko de Juruena, Tatiane Priscila da Silva de Eldorado (MS), a Técnica Clediann Poltronieri Lourenço de Alta Floresta e a Auxiliar Técnica Cleusa Poltronieri de Matelândia (PR).

O time União Futsal Feminino além de ser o campeão, também teve suas jogadoras consagradas como: atleta destaque, goleira menos vazada e artilheira do campeonato.

No Brasil a prática do futsal feminino foi oficializada em 08/01/1983 pelo extinto Conselho Nacional de Desportos (CND). Para Santana e Reis (2003), a prática do futebol de salão feminino foi autorizada pela FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão) em 23 de abril de 1983. A partir dessa autorização os campeonatos começaram a surgir em vários estados. Anteriormente a essa data, as competições eram organizadas sem o caráter oficial.

“A jogadora de futsal é uma mulher que luta constantemente pelo seu espaço nas quadras. Essas mulheres são mães, esposas, donas de casa, trabalhadoras, não importa a sua condição. Elas são amantes do esporte”, destacou Ilmarli.