Vereadora Ilmarli Teixeira prestigia a apresentação do Projeto de Olho na Língua Portuguesa realizada na Escola Militar D. Pedro II Vitória Furlani da Riva

Foto por: Mariana Siqueira / Assessoria Parlamentar

A vereadora Ilmarli Teixeira (PT) prestigiou a apresentação do Projeto de Olho na Língua Portuguesa realizado na Escola Militar Dom Pedro II Vitória Furlani da Riva, com o tema “Contos Para quem Conta História”.

O projeto é uma tapeçaria tecida com os sonhos e a criatividade dos alunos do projeto De Olho na Língua Portuguesa sob a tutela da professora Márcia Hypólito, esses jovens autores não só deram vida às suas palavras, mas também às suas visões, ilustrando suas narrativas com desenhos em grafite.

O livro apresenta várias histórias, como "A Estrada" onde um enigmático senhor salva um rapaz de um destino trágico em uma noite escura, apenas para revelar que sua existência é um mistério além do tempo.

Em outro trecho, "Myngall*, o gato travesso, traz luz à vida de uma avó, a sombra da depressão com suas travessuras amorosas. Um jovem cientista busca desvendar o reino encantado das fodas, enquanto outro personagem almeja a glória nos gramados do futebol. Will um garoto comum, ascende ao estrelato no mundo do xadrez e O Experimento nos leva a uma jornada de ficção científica que destaca as fronteiras da realidade.

Cada conto é um convite para entrar em um mundo onde o coração e a mente se encontram, onde a esperança e a determinação triunfam. "Contos para quem gosta de contar histórias" é um tributo ao poder da literatura de transformar e inspirar, um presente dos alunos da Escola Militar Dom Pedro II Vitória Furlani da Riva, para todos aqueles que acreditam na magia.

A Vereadora e Professora Ilmarli parabeniza a Professora Márcia Hipólito e os alunos escritores da Escola Estadual Dom Pedro II Vitória Furlani da Riva.

“Na língua portuguesa, a expressão contos populares é sinônima de contos folclóricos e também contos tradicionais, vindo indicar um conjunto de histórias mais ou menos curtas com personagens humanos ou animais que falam ou ambos convivendo no mesmo enredo, com seu quinhão de fantasia, magia, humor, ensinamentos práticos.

Além de ser uma opção de entretenimento educativo para a criançada durante o período de isolamento social. O Projeto Conto Para Quem Conta Histórias tem como objetivo despertar o gosto pela leitura e, principalmente, democratizar e diversificar o universo das contações de histórias e da literatura infantojuvenil”, finalizou a Vereadora e Professora Ilmarli Teixeira.