Vereadora Ilmarli Teixeira repudia agressões verbais sofridas pelas mulheres da limpeza urbana de Alta Floresta-MT

Foto por: Bruno Felipe | Assessoria Palamentar

Bruno Felipe | Assessoria Palamentar

A vereadora Ilmarli Teixeira (PT) vem a público repudiar a agressão verbal e psicológica contra as mulheres que atuam na Limpeza Urbana do município de Alta Floresta, ocorrida no dia 12 de junho de 2023. É inadmissível que, ainda nos dias atuais, as mulheres sofram com agressões verbais de cunho discriminatório de gênero.

As profissionais registraram um boletim de ocorrências relatando que um servidor, que possui a função de Líder de Equipe masculina e que não tem qualquer ascendência sobre a equipe feminina, se dirigiu a porta da Van onde as mulheres estavam já sentadas e disse de forma agressiva que o veículo estava “parecendo um cabaré!”. Ao ser questionado por sua declaração, o mesmo reafirmou: “é isso mesmo, são todas putas!”.

A construção de uma sociedade igualitária, livre de qualquer forma de discriminação e violência é dever de todos. Por isso, como vereadora mulher solicito que a Gestão Pública Municipal, através dos departamentos competentes, tome as devidas providências contra o servidor acusado das agressões verbais. Não podemos aceitar que essas atitudes passem despercebidas! O trabalho dessas mulheres deve ser valorizado e respeitado, pois elas são responsáveis em deixar a cidade sempre limpa e agradável. Respeitar as mulheres é uma questão de cidadania e isso deve acontecer em todos os momentos do nosso dia a dia.

Devemos juntos combater todo e qualquer ato discriminatório contra as mulheres. O Índice de Normas Sociais de Gênero 2023 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), revelou que 90% dos entrevistados no mundo, independentemente do gênero, têm algum tipo de preconceito contra as mulheres. No Brasil, único país de língua portuguesa no estudo, o índice é de 84,5%. O fato ocorrido em nosso município e os dados mostram como é imprescindível a existência de políticas públicas que promovam ações de combate à desigualdade e à violência.