Vereadores Adelson e Eskiva homenageia professora Iolanda com denominação de rua no Residencial Boa Vista

Foto por: Lindomar Leal / Assessoria de Imprensa CMAF

A Emenda 3/2023 aprovada pelos vereadores na sessão ordinária de terça-feira (21.03) deu nova denominação a antiga Rua Solimões no Residencial Boa Vista. A partir de agora, a Rua passa se chamar Iolanda da Cunha Schimaida. A homenagem foi feita pelos vereadores Adelson Servidor (PDT) e Zé Eskiva (PL).

A emenda modificativa deu nova redação ao artigo 1º, caput, e ao inciso XI, do Projeto de Lei nº 022/2022. A Rua Iolanda da Cunha Schimaida começa na Rua Luiz Lima e termina na Rua Mario Cordeiro dos Santos.

Os vereadores autores da emenda ressaltaram que a alteração do nome da rua é uma forma de render homenagem e reverenciar a memória de uma ilustre pessoa, servidora pública, que juntamente com seus familiares acreditaram no projeto de Alta Floresta e participaram ativamente no seu processo de desenvolvimento.

Os vereadores destacaram que história de um município é feita por pessoas que vieram com uma ideologia de trabalhar, prosperar e contribuir para que a vida dos novos habitantes sejam cada dia melhor.

Dessa forma, resgatar a história é manter viva a memória dessas pessoas para que sejam lembradas e homenageadas por seus feitos. Alta Floresta é regada por verdadeiros pioneiros, que não mediram esforços para contribuir com o desenvolvimento de nosso município, e uma dessas pessoas é a professora Iolanda da Cunha Schimaida.

Mulher, mãe e porque não guerreira, ainda no ano de 1984 ela se tornou professora do Primeiro Grau no município, iniciando suas atividades na Escola localizada no povoado que se iniciava em Trivelato, hoje pertencente ao município de Nova Monte Verde, há época era de Alta Floresta, uma distância de mais de 120 quilômetros de Alta Floresta.

No ano de 1991 trabalhou na equipe da Secretaria Municipal de Educação e permaneceu até 1992, ano em que foi criado o SISPUMAF, sendo que Iolanda participou ativamente dessa fundação e participou da Primeira Diretoria, neste ano ela foi transferida para o quadro educacional da Escola Vicente Francisco, ficando lá até o final de sua vida em 25 de julho de2016.

Na sua função de professora não somente ensinava o conteúdo, mas disciplinava os alunos com amor, aconselhava, gerenciava as atividades, planejava o futuro e principalmente era uma formadora de opiniões. Ela fazia com que todos refletissem e colocava todas as ideias e objetivos no seu lugar, fazendo com que a harmonia prevalecesse.

Era detentora de uma sabedoria incrível, que não se calava diante das opressões e sobressaia nas discussões de procurar sempre o melhor para sua classe, pois acreditava sempre que através da educação é que formamos verdadeiros cidadãos para o mundo, com o espírito de humanidade e de honestidade.

A vida de Iolanda foi de amor ao próximo, de transferir conhecimento, de procurar o melhor para todos e não se importar para os obstáculos que ela teve que atravessar. Com amor e dedicação com todos, ela era uma pessoa amável, amiga e dedicada em tudo o que fazia, pois ser professora é um Dom Divino e ela soube com

excelência exercer essa digna profissão. Iolanda deixou sua marca na vida de muitas pessoas, antigamente crianças a qual ela ensinava, hoje pais, empresários, trabalhadores que souberam captar aquilo que ela ensinava e conseguiram transportar para suas vidas, e assim, prosperarem de forma justa e sincera.

Portanto, mais que merecida esta justa e sincera homenagem, porque aqui na terra, seus ensinamentos não serão esquecidos, estão sempre lembrados nas milhares de pessoas que tiveram a chance de conviver, pelo menos um pouquinho, com esta grande mulher que soube transferir seus conhecimentos com êxito em prol de nosso município.

Só nos resta dizer muito obrigado Iolanda da Cunha Schimaida, Alta Floresta perdeu muito com sua partida, mas ganhamos muito mais com sua história de vida, ensinamentos, exemplos e conhecimento. Maiores considerações poderão ser desenvolvidas em Plenário na deliberação da matéria.