Vereadores enaltecem o Mutirão de Limpeza do Rio Teles Pires

Vereadores consideram o evento fundamental para a preservação ambiental e para conscientizar a população da importância de cuidar do maior rio da região
Vereadores enaltecem o Mutirão de Limpeza do Rio Teles Pires

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

Os vereadores Oslen Dias dos Santos (PSDB), o Tuti, presidente da Câmara Municipal de Alta Floresta, Marcos Roberto Menin, Douglas Pereira Teixeira de Carvalho, Darli Luciano da Silva, Francisco Ailton dos Santos e Leonice Klaus dos Santos participaram neste domingo (14) do Dia D do 10º Mutirão de Limpeza do Rio Teles Pires e enalteceram o evento por ser importante para a conscientização da população para a preservação do maior rio da região.

Este ano o Mutirão de Limpeza retirou aproximadamente 80 toneladas de lixo, sendo a metade somente em Alta Floresta. Em Carlinda e Paranaíta foram retiradas aproximadamente 20 toneladas de lixo em cada município.

O Mutirão de Limpeza do Rio Teles Pires se tornou evento de caráter tradicional, ambiental, cultural e popular do calendário oficial de datas e eventos do município de Alta Floresta, conforme a Lei Municipal 2.533/2019 aprovada pela Câmara Municipal. O objetivo do evento é garantir a preservação do maior rio da região e conscientizar a população para este cuidado.

Vereador Tuti lamentou a quantidade expressiva de lixo retirado do rio, mas destacou a importância da realização do evento. “É impressionante ainda a quantidade de lixo que a gente está tirando, se for somar esses 10 anos vai passar de 900 toneladas de lixo, só hoje vai dar praticamente umas 80 toneladas. A gente percebe que em alguns lugares diminuiu muito, alguns não tinha lixo, outros ainda tem, vamos continuar, não vamos desistir até que a gente consiga realmente deixar esse Teles Pires limpo para os nossos netos, nossos filhos, nossos amigos, para todos nós, o Teles Pires é uma benção que Deus deu para nós”, frisou.

Marcos Menin parabenizou os organizadores e cobrou conscientização da população. “Parabenizar todos os organizadores, o Bisteca que está sempre à frente disso tudo, o vereador Tuti, e dizer que é de suma importância, mas o povo também tem que ter consciência porque a cada ano que passa tem que diminuir a quantidade de lixo, não pode aumentar”, analisou.

Para o vereador Douglas Teixeira o cuidado com o rio Teles Pires é importante principalmente por Alta Floresta ser polo turístico. “Quero parabenizar o nosso presidente da Casa de Leis, o vereador Tuti, os demais vereadores que estão juntos, a nossa cidade é polo turístico, então é importante essa limpeza, é muito prazeroso fazer parte dessa equipe que está fazendo um ótimo trabalho na limpeza do nosso rio Teles Pires”, ressaltou.

Vereador Francisco Ailton também parabenizou o trabalho dos voluntários, mas cobrou consciência da população em ajudar a cuidar do Teles Pires. “É um trabalho muito bonito que o Tuti vem realizando, mas as pessoas têm que tomar consciência sobre essa questão, eu acho que a quantidade de lixo é muito grande, então, se cada um fizer a sua parte e levar o seu lixo embora não daria tantas cargas como está dando todos os anos. Parabéns a todos pelo belo trabalho”, disse.

O Mutirão de Limpeza do Rio Teles Pires é considerado evento de caráter tradicional, ambiental, cultural e popular do calendário oficial de datas e eventos do município conforme a Lei Municipal 2.533/2019. O objetivo é garantir a preservação do maior rio da região.

Este ano, o Dia D do Mutirão de Limpeza do Rio Teles contou com a presença do prefeito de Alta Floresta, Valdemar Gamba, prefeito de Nova Monte Verde, Edemilson Marino, senador Carlos Fávaro, deputado federal Neri Geller, deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho, vice-prefeita de Alta Floresta, Roseli Rampazio, secretária de meio ambiente e desenvolvimento, Gercilene Meira Leite, secretário de infraestrutura, Roberto Patel, Capitão do Portos de Mato Grosso, o Capitão de Fragatas Alessandro Lopes Fajard Oliveira, e Franck Rogieri, presidente do Sindicato das Indústria Madeira do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte).

O evento também conta com a parceria das Prefeituras de Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta que disponibilizam caminhões e máquinas para o transporte do lixo. As quase 80 toneladas de lixo foram encaminhadas para reciclagem.