Vereadores Leonice Klaus e Naldo da Pista destacam atendimento da Carreta do Hospital de Amor de Barretos

Foto por: Lindomar Leal / Arquivo - Assessoria de Imprensa CMAF

A vereadora Leonice Klaus dos Santos (PDT) e o vereador Reginaldo Luiz da Silva - Naldo da Pista (Republicanos), visitaram recentemente a Carreta do Hospital de Amor de Barretos, com a intenção de acompanhar o atendimento realizado com as mulheres.

Os vereadores foram recebidos pelo médico Cleiton Onofre da Silva e pela enfermeira Fernanda Silva Futata, coordenadora da equipe, que apresentaram a estrutura da unidade móvel e detalharam como são feitos os exames de mamografia e os atendimentos para o preventivo contra o câncer do colo de útero e as ultrassonografias.

A vereadora Leonice chamou a atenção das mulheres para o atendimento gratuito oferecido pela equipe do Hospital de Amor de Barretos.

“Mulherada, por favor, não tenham vergonha, vá até o posto de saúde e pegue o encaminhamento, é um rápido, e venham até a Carreta do Amor, esse atendimento não tem custo nenhum”, orientou a Vereadora.

“Queremos agradecer o prefeito Chico Gamba por ter trazido aqui essa carreta, o benefício é muito importante, mas as mulheres precisam vir em busca de atendimento enquanto é cedo e temos essa estrutura à disposição, porque depois pode ser tarde”, alerto a vereadora.

O vereador Naldo da Pista fez um chamamento para as mulheres acima de 40 anos. “Gostaria de convidar todas as mulheres acima de 40 anos para fazer a mamografia, o preventivo do câncer de mama. A carreta do amor está em nossa cidade e se encontra estacionada aos fundos da Praça Cívica, uma grande estrutura, com aparelhos para ultrassom e biópsia”, frisou.

Naldo ressaltou também que o encaminhamento fornecido pela unidade de saúde não precisa ser entregue na Secretaria Municipal de Saúde, pode ser apresentado diretamente para a equipe da unidade móvel do Hospital de Amor. Outro ponto destacado por ele, é a rapidez com que é gerado o resultado dos exames.

“O resultado sai em breve, semana, dez dias ou quinze dias, mas o resultado pega lá mesmo com eles. Não precisa ir à Secretaria de Saúde”, disse.

A enfermeira Fernanda Futata explicou que o exame de mamografia passa pela avaliação de três profissionais médicos, Dr. Cleiton que atendem na unidade, e a Dra. Rafaela e o Dr. Danilo, que são as referências na cidade de Sinop.

“Eles fazem o laudo e caso identifiquem alguma alteração na imagem solicitam um ultrassom de complemento ou outros complementos que são feitos dentro do mamógrafo, que é feito dentro dessa sala ou a ultrassom com o Dr. Cleiton. Se eles viram que a mulher não tem nada, essa mulher vai voltar para o rastreamento de novo, mas se ficou uma dúvida que tem nódulo ou cisto, que precisa ser acompanhado, então, essa mulher vai ser convocada por nós de 6 em 6 meses”, explicou.

Conforme a enfermeira Fernanda, a paciente não precisará ir à unidade de saúde para solicitar um novo encaminhamento, pois, a equipe da unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos deixará a consulta agenda para uma nova ultrassonografia. Neste novo procedimento, caso o médico identifique uma nova alteração, então, ele solicita a biopsia.

“A nossa biópsia é guiada por ultrassom com uma agulha, é um procedimento muito tranquilo, é um procedimento que realizamos na unidade porque é muito longe para a paciente se deslocar para Sinop e não tem custo nenhum”, disse.

O atendimento da Carreta do Hospital de Amor de Barretos acontece há cerca de um ano graça a parceria da Prefeitura de Alta Floresta, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Tapajós. Neste caso, o município paga para o Hospital de Amor os exames de mamografias e os preventivos. No entanto, o hospital custeia todos os demais acompanhamentos.

“O hospital preza pela saúde da mulher, então, ele quer que a mulher tenha certeza de que não vai ter que bater na nossa porta daqui dois anos com uma suspeita de câncer de mama, que é o que a gente tem visto muito aqui no nosso município, só este ano já são 17 casos positivos e agente nem terminou o ano, então, foram 17 mulheres diagnosticadas com câncer de mama sendo que alguns casos poderiam até ser evitados”, disse a enfermeira Fernanda.

A unidade móvel do Hospital de Amor está estacionada ao lado do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira em horário comercial.