Vereadores participam de Seminário de Alfabetização e Educação Infantil

Foto por: Macelo Carvalho | Secretaria de Educação

A Prefeitura Municipal de Alta Floresta realizou nos dias 31 de agosto e 1º de setembro o 1º Seminário de Alfabetização e Educação Infantil e o 1º Encontro dos Dirigentes Municipais Regional Norte I.

Os eventos foram realizados pela Prefeitura Municipal de Alta Floresta através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Diretoria Regional de Educação de Alta Floresta, e contou com o apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (UNDIME-MT).

O Seminário de Alfabetização e Educação Infantil foi marcado também pela exposição dos trabalhos e atividades realizadas pelos alunos das escolas municipais que estão inseridas no Programa Alfabetiza Alta Floresta e assim como o encontro dos dirigentes foi importante para discussão de temas como o redimensionamento realizado entre Estado e Município.

Raí Mota, pedagogo e membro da fundação Lemann que há 20 anos atua na área de gestão educacional, sendo 17 anos como Secretário Municipal de Educação na cidade de Cruz (CE), foi o palestrante e destacou a relevância do evento.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Oslen Dias dos Santos, o Tuti, considerou importante o evento para a educação municipal e parabenizou a gestão pelos investimentos. "Foi um evento muito bom e importante, parabéns ao prefeito Chico pelos investimentos na educação porque promovem a qualidade de ensino para os nossos estudantes e a alfabetização vai preparar as nossas crianças para o futuro", disse Tuti.

Para a vereadora Ilmarli Teixeira o primeiro seminário é um evento que marca o processo de alfabetização, considerado como um momento especial na vida da criança porque é onde o universo da leitura e a escrita se desvela como mundo de possibilidades.

“A alfabetização não é apenas o saber as letras do alfabeto, tão pouco como usar essas letras, mas para ler e escrever é muito mais do que isso porque incluem atitudes, crenças, expectativas sobre a escrita, sobre a leitura, os locais dessas atividades aonde elas são realizadas, de que forma elas são realizadas. Então, a alfabetização na educação infantil é um processo de suma importância, parabéns a Secretaria Municipal de Educação pela iniciativa de construir este seminário, parabéns a gestão pública municipal, aos trabalhadores da educação que são os protagonistas porque os alfabetizadores de Alta Floresta são os responsáveis de fato pelo processo em que a criança começa a ter a sua construção de formação não apenas a leitura e escrita, mas o processo da formação que se dá no interior das unidades escolares como mediadores. Parabéns ao município e a todos que contribuem direta e indiretamente para o processo ensino aprendizagem de Alta Floresta seja da rede municipal ou da rede estadual", disse Ilmarli.

O vereador Adelson Servidor ressaltou a importância de se priorizar a educação. “Este evento é muito importante porque a alfabetização é o primeiro e mais importante passo na educação. O encontro foi de suma importância", frisou.