Vereadores se reúnem com a Secretária de Desenvolvimento

Secretária Célia Castro foi a terceira convocação da Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre as ações da pasta
Vereadores se reúnem com a Secretária de Desenvolvimento

Foto: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (27.05), na Sala de Reuniões do Poder Legislativo, a terceira reunião administrativa dos vereadores com representantes do primeiro e segundo escalão da Administração Municipal. Desta vez a convocação foi para a secretária de Desenvolvimento, Célia Maria de Castro, que compareceu à reunião acompanhada do diretor de Meio Ambiente, Lucas Carvalho Freitas, e o Diretor de Industria, Comércio e Turismo, Sérgio Carlos Passos.

Durante pouco mais de uma hora a secretária teve a oportunidade de passar para os vereadores as ações que foram desenvolvidas, as atividades em andamento e os projetos que secretaria está pleiteando principalmente junto ao Governo Federal. A secretária também respondeu aos questionamentos dos vereadores principalmente sobre as multas e as podas de árvores, sobre o aterro sanitário e o lixo seco na Vicinal Primeira Norte.

Sobre o lixo seco, a secretária explicou que as melhorias feitas no terreno, como a construção da cerca e o banheiro, por exemplo, foram com recursos de multas aplicadas pela pasta. Já sobre o Aterro Sanitário, localizado às margens da Rodovia MT-208, Célia Castro informou que o município necessita de uma nova área para implantar um aterro sanitário de acordo com a legislação. No entanto, como ainda não conseguiu encontrar o terreno, o Executivo Municipal estuda implantar uma célula no terreno para deposito do lixo.

Ao informar que a secretaria conta com 27 funcionários, Célia Castro afirmou que a falta de mão de obra está dificultando o atendimento da demanda. De acordo com a gestora, até este mês a Secretaria Municipal de Desenvolvimento gastou 25% do seu orçamento.

Sobre a poda de árvores feita pela Energisa, a secretária explicou que houve um acordo com a empresa, com a ciência do Ministério Público Estadual (MPE) e do Comdema (Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente), pois conforme alegação da concessionária de energia existe o risco de acidente com pedestres caso haja a energização de árvores. A secretária também comentou que a secretaria não conta com uma equipe específica para fazer este serviço.

O vereador Luiz Carlos de Queiroz (MDB), autor do pedido para a convocação das reuniões administrativas com secretários e diretores, considerou a reunião proveitosa. “Foi uma reunião importante para o município e resultou em um ofício que vamos fazer para o prefeito pedindo a volta de uma equipe, mesmo que seja pequena por enquanto, para que faça o serviço de poda de árvores”, disse o vereador ao parabenizar a secretária.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Emerson Sais Machado (MDB), defendeu a mudança na legislação para resolver o problema com as árvores que estão embaixo da rede de energia justamente por oferecer risco de acidentes principalmente com pedestres. “As árvores voltarão a crescer e voltarão a dar problemas, então, tem que mudar a legislação e tirar estas árvores debaixo da rede elétrica, porque ou pode acontecer acidentes ou terá que fazer essas podas que ficam muito feio para a cidade”, frisou ao cobrar a aplicação da lei dos terrenos baldios para todos de forma igualitária. “Chegou aqui na Câmara pessoas falando que estão sendo multadas pessoas pequenas e os grandes não estão sendo multados, eu cobrei isso duramente, a lei é para todos, mas a secretária disse que a lei está sendo para todos, então, esperamos que isso seja de fato porque queremos uma cidade limpa, mas para isso todo mundo precisa fazer a sua parte”, disse ao orientar as pessoas a limpar os terrenos baldios.

Também participaram da reunião os vereadores Charles Miranda Medeiros (PSD), Marcos Roberto Menin (DEM), Mequiel Zacarias Ferreira (PT), Oslen Dias dos Santos “Tuti” e Silvino Carlos Pires Pereira “Dida”, e as vereadoras Aparecida Scatambuli Sicuto (PSDB) e Elisa Gomes Machado (PDT).