Vereadores se reúnem com Diretor de Trânsito, Transporte e Segurança

Foto: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

A reunião administrativa com o Diretor de Trânsito, Transporte e Segurança, Messias dos Santos Araújo, ocorrida no dia 16 de maio, quinta-feira, serviu para que os vereadores esclarecessem várias questões e fizessem cobranças sobre a sinalização e a fiscalização de trânsito. A sinalização de logradouros e o radar móvel também foram assuntos questionados pelos vereadores.

Convocada pelo presidente Emerson Sais Machado (MDB), mediante solicitação do vereador Luiz Carlos de Queiroz (MDB), a reunião contou também com a presença dos vereadores Charles Miranda Medeiros (PSD), Demilson Nunes Siqueira (PSDB), Marcos Roberto Menin, José Aparecido dos Santos “Cidão” (MDB) e Silvino Carlos Pires Pereira “Dida” (PPS).

Um dos assuntos amplamente debatido foi a aquisição de um radar móvel para aferição de velocidade. O equipamento, conforme o Diretor de Trânsito, Transporte e Segurança será instalado provisoriamente em vias públicas em dia, horário e local definidos com antecedência. De acordo com o Messias Araújo os locais de fiscalização serão cadastrados, sinalizados e divulgados com antecedência para conhecimento da população.

Conforme Messias Araújo, o dispositivo de aferição de velocidade ficará em teste por 30 dias. Neste período não serão multados os condutores infratores. Um dos pontos destacados pelo Diretor de Trânsito, Transporte e Segurança aos vereadores foi a conduta dos motociclistas que, conforme ele, não respeitam o limite de velocidade de 40 quilômetros por hora, exceto próximo das escolas onde a velocidade deve ser de no máximo 30 quilômetros por hora.

Todas as infrações registradas após o período de teste ficarão registradas em um banco de dados e os condutores que ultrapassarem o limite de velocidade serão multados conforme a legislação de trânsito vigente. A multa para direção perigosa, por exemplo, varia de R$ 80,00 a R$ 293,00, mais pontos na carteira. O monitoramento será intensificado principalmente nos horários de pico. O controlador portátil estático de velocidade tem capacidade para registrar até três infrações por segundo no modo automático fotografando o condutor e a placa do veículo.

Sobre a sinalização de trânsito, principalmente das avenidas centrais, Messias Araújo informou eu uma das próximas ações será substituir as tachas das divisões de fluxo de veículos, o chamado olho de gato.

Já sobre a ciclofaixa implantada na Avenida Colonizador Ariosto da Riva, Messias Araújo explicou que de segunda a sexta-feira os ciclistas poderão utilizar a pista das 20h00 às 06h00 do dia seguinte. Nos finais de semana a ciclofaixa será exclusiva para ciclistas das 13h00 do sábado até às 06h00 da segunda-feira. Os horários serão regulamentados com placas de sinalização e campanha de conscientização. Nos primeiros dias os agentes de trânsito irão orientar os condutores que forem flagrados trafegando pela ciclofaixa em horário exclusivo para ciclistas. Após o período de orientação serão aplicadas as sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Por solicitação da Câmara Municipal a ciclofaixa será pintada nas Avenidas Colonizador Ariosto da Riva e Ludovico da Riva Neto no trecho entre a Escola Técnica Estadual da Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia (Secitec) até o trevo na entrada da cidade.

A redução do número de acidentes de trânsito também chamou a atenção dos vereadores. Segundo Messias Araújo em 2015 foram 65 acidentes para cada 10 mil habitantes. Já em 2018, após implantação do PDI do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), que estabeleceu metas ao município, e após intervenção com o aumento da fiscalização e ações educativas, este número caiu 18,4 acidentes para cada 10 mil habitantes. Para 2019 a meta é atingir 17 acidentes e para 2025 o objetivo é chegar no máximo a 10 acidentes.

Os vereadores também cobraram ações para organizar o estacionamento na feira livre principalmente aos domingos, ação educativa para conscientizar a população sobre a ciclofaixa, acessibilidade e implantação de semáforos em pontos de grande circulação de veículos principalmente em cruzamentos.

O vereador Luiz Carlos avaliou como positiva a reunião. “Todos os vereadores que estiveram presentes na reunião administrativa com o Messias gostaram bastante, foi muito proveitosa, todas as perguntas foram respondidas com bastante clareza, com bastante propriedade, foi bastante importante para que os vereadores tenham conhecimento de tudo que está acontecendo no Departamento de Trânsito e possam divulgar e orientar a população. Nota 10 para o Messias”, elogiou.